CidadesDestaque

Furto de bicicleta aumenta quase 80% na área central de Campos, e tem até ladrão disfarçado de gari; veja o vídeo

Um levantamento do Portal Goytacazes revela que o furto de bicicletas foi um dos crimes que mais aumentaram em Campos. A despeito do projeto Segurança Presente, o aumento de quase 80% desses registros na 134 DP, no Centro da cidade, equivale a quase um assalto desse tipo por dia – e não importa o horário.

Um dos mais recentes – e inusitados – aconteceu na última quinta-feira (24), por volta das 16h, em frente ao Censa, na Rua Voluntários da Pátria, no Centro, com um assaltante vestido de gari. Várias pessoas transitavam pelo local quando o criminoso parou em frente ao estacionamento de bicicletas da escola. A ação dura menos de um minuto, e não é possível ver de que forma ele consegue quebrar o cadeado. Durante o ato, um outro homem se aproxima para buscar sua moto, mas parece não perceber o crime ao lado. O caso foi registrado na 134 DP.

Uma bicicleta furtada por dia em Campos

Segundo levantamento feito pelo Portal Goytacazes no Instituto de Segurança Pública (ISP), este tipo de crime aumentou 78% entre janeiro e julho deste ano. Enquanto no mesmo período do ano passado foram registradas 91 vítimas, neste ano foram 162. Assim, quase uma bicicleta foi furtada por dia em Campos (0,75). E isso numa realidade em que muitas vítimas não fazem o registro de ocorrência, segundo especialistas em segurança pública.

Em janeiro do ano passado, foi iniciado em Campos o projeto Segurança Presente, que busca justamente melhorar a segurança nas zonas centrais da cidade. Segundo o Governo do Estado, 72 policiais militares passaram a reforçar o policiamento nas áreas comerciais e residenciais do Centro e nos bairros da Pelinca, Parque Calabouço e Guarus.

Recentemente, a prefeitura anunciou a instalação de 300 câmeras de segurança na cidade. A chamada Muralha Eletrônica será instalada até o fim do ano, segundo a prefeitura, em pontos estratégicos do município.