Esporte

Seis anos depois, Estádio Monumental de Lima volta a sediar a final da Libertadores

A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (11) que a final da Copa Libertadores de 2025 será disputada no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. O jogo mais importante do futebol sul-americano ocorrerá no dia 29 de novembro, recolocando a capital peruana no centro do continente, assim como aconteceu em 2019.

O estádio, pertencente ao Universitario, é o maior do Peru, com capacidade para cerca de 80 mil torcedores. O local foi palco da primeira final em jogo único da história da competição, e ficou marcado pelo confronto épico entre Flamengo e River Plate, quando o time brasileiro virou a partida nos minutos finais, conquistando o título com dois gols de Gabigol.

A escolha de Lima já era dada como certa desde abril, e a confirmação do local foi aguardada apenas para assinatura de detalhes logísticos. Com história e estrutura já conhecidas, o Monumental promete, novamente, uma atmosfera vibrante para decidir o maior título de clubes da América do Sul.

Além do aspecto esportivo, a decisão traz impactos positivos para o turismo e a economia da capital peruana, que deverá receber milhares de torcedores de diferentes países. Os clubes finalistas e seus fãs agora se preparam para mais um capítulo inesquecível no mesmo palco de 2019 — repleto de memórias e emoção à flor da pele.