Esporte

Ronaldo Fenômeno desiste da candidatura para ser presidente da CBF; entenda o motivo

Ronaldo anunciou que está se retirando do processo de candidatura à presidência da CBF. Desde que anunciou oficialmente, no fim do ano passado, o desejo de concorrer ao cargo, o Fenômeno sabia que teria uma grande montanha para escalar pela frente.

Para conseguir inscrever uma chapa e de fato participar da eleição, Ronaldo precisaria do apoio de, no mínimo, quatro federações e quatro clubes da Série A ou B, segundo Estatuto da CBF.

O primeiro passo foi tentar contato com as federações para marcar um encontro. O principal desafio de quem tenta brigar pela presidência da entidade é, de fato, conseguir esse apoio, já que o sistema favorece, naturalmente, quem está no poder.

Em carta enviada por Ronaldo às 27 federações, ele solicita esse encontro, se colocando a disposição para visitar cada um dos presidentes.

“Gostaria, portanto, de solicitar um encontro para conversarmos sobre o futuro do nosso futebol. Minha agenda está aberta para ajustarmos a melhor data e local, e faço questão de visitá-lo pessoalmente, se possível. Estou certo de que, juntos, podemos traçar um caminho sólido para devolver ao futebol brasileiro a sua grandeza.”

Na mesma carta, Ronaldo faz críticas a atual gestão.

“O futebol é a grande paixão do nosso país, mas sabemos que ele enfrenta desafios profundos. A má gestão, a falta de transparência e a centralização de decisões comprometeram a competitividade do nosso esporte, afastando torcedores, reduzindo oportunidades e limitando o crescimento do futebol em diversas regiões do Brasil.”

Após envio deste e-mail, o que o Fenômeno recebeu foi uma rejeição gigantesca da maioria dos presidentes. Ao todo, 23 das 27 federações se recusaram a receber o ex-jogador.

Segundo informações da reportagem da TNT Sports Brasil, as federações de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amapá foram as únicas que não recusaram receber Ronaldo Fenômeno. No entanto, apesar de não enviarem resposta recusando, não deram nenhum retorno positivo.

Com o cenário das recusas das federações, Ronaldo anunciou em suas redes sociais a desistência da candidatura para a presidência da CBF. Em nota, Fenêmeno disse que: “As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo”.

Confira a nota completa de Ronaldo Fenômeno:

“Depois de declarar publicamente o meu desejo de me candidatar à presidência da CBF no próximo pleito, retiro aqui, oficialmente, a minha intenção. Se a maioria com o poder de decisão entende que o futebol brasileiro está em boas mãos, pouco importa a minha opinião.

Conforme já havia dito, os meus primeiros passos seriam na direção de dar voz e espaço aos clubes, bem como escutar as federações em prol de melhorias nas competições e desenvolvimento do esporte em seus estados. A mudança necessária viria desse alinhamento estratégico, com a força da visão compartilhada.

No entanto, no meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas. As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo.

O estatuto concede às federações o voto de maior peso e, portanto, fica claro que não há como concorrer. A maior parte das lideranças estaduais apoia o presidente em exercício, é direito deles e eu respeito, independentemente das minhas convicções.

Agradeço a todos que demonstraram interesse na minha iniciativa e sigo acreditando que o caminho para a evolução do futebol brasileiro é, antes de mais nada, o diálogo, a transparência e a união.”

Fonte: TNT Sports