Política

Rolo compressor: Câmara de Campos aprova reforma administrativa logo após liberação judicial

A Câmara de Vereadores aprovou, no fim de noite desta terça-feira (15), a reforma administrativa da Prefeitura de Campos. O Projeto de Lei 119/2025, com o novo organograma da gestão municipal, foi aprovado por maioria e agora vai para a sanção do prefeito Wladimir Garotinho.

Mais cedo, no fim da tarde desta terça, o juiz Leonardo Cajueiro revogou a liminar que suspendia a tramitação do projeto na Casa de Leis.

A nova estrutura do governo municipal contará com quatro novas secretarias: Ceascam (Central de Abastecimento de Campos), Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital – que será responsável pelo cumprimento do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão do TCE-RJ para solucionar situação dos RPAs), Secretaria de Patrimônio Público – para fazer a gestão dos bens móveis e imóveis do município e Secretaria de Administração e Contratos.

A gestão aumenta três secretarias em sua estrutura, já que a Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, será implantada no lugar da atual Secretaria de Gestão e Recursos Humanos.

A reforma traz também a criação de uma nova modalidade de DAS (cargo comissionado), o DAS 8. O organograma prevê ainda aumento significativo no número de cargos comissionados no governo – algo em torno de mil novos DAS.

Durante longo pronunciamento no plenário, o vereador Wainer Teixeira, secretário de Gestão da administração Wladimir, defendeu o aumento de cargos:

“A lei da reforma tem um objetivo imediato, que é adequar a administração pública ao tempo atual. E ela precisa do seu estafe completo para poder efetivamente dá conta de toda a responsabilização do serviço público. Sabíamos que a estrutura administrativa precisava crescer, porque ela foi esfacelada ao longo dos anos”, declarou.

A sessão foi encerrada às 23h05 desta terça-feira.

Fonte: J3 News