Prefeitura quer inserção de pontos essenciais no novo modelo de concessão da BR 101
A partir da publicação da Consulta Pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para otimização do contrato de concessão da BR 101, a Prefeitura de Campos verificou que grande parte das etapas não atende às necessidades do município, ou por não serem previstas ou por estarem com previsão de execução muito defasada. No ano passado, o prefeito Wladimir Garotinho encaminhou ofícios à ANTT com reivindicações em razão da decisão do Governo Federal em promover a repactuação da concessão da BR 101. A rodovia tem, nesse trecho concedido, cerca de 300 quilômetros, dos quais 124 quilômetros situam-se no município de Campos e, desses, cerca de 30 quilômetros passam pela área urbana.
“Verificamos que as etapas apresentam indesejáveis perspectivas de problemas futuros, pois com a previsão de ampliação das faixas de rolamento e implantação de elementos divisores no canteiro central, essa situação irá se agravar, pois dificultará a transposição da rodovia pelos munícipes, impactando diretamente na rotina diária das comunidades lindeiras”, pontuou o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur.
A pedido do prefeito Wladimir, Mansur, por meio de ofício, apresentou à ANTT alguns pontos que merecem uma efetiva consideração por parte da Agência, de modo a amenizar os impactos na vida urbana, até que seja implantado um novo traçado de contorno da cidade, extremamente essencial.
Entre os pontos considerados essenciais para serem incluídos ou terem prazos de implantação alterados estão: antecipação para o primeiro ano o início das obras de duplicação das faixas de rolamento em um trecho de 1.200 metros, entre o km 64,1 (Rua Rocha Leão) e km 65,3 (acesso ao Partage Shopping), com a finalidade de ampliar a capacidade de escoamento do tráfego na travessia da área central da cidade; inclusão de passarelas nos kms 53 e 78,8 e no km 74,6 para atender às estações norte e sul de integração do transporte urbano.