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Pesquisadores podem agendar atendimento no Arquivo Público Municipal

Pesquisadores interessados em acessar documentos pertencentes ao acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, podem realizar agendamento para a consulta, por meio dos canais de comunicação do equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Estão disponíveis, para o agendamento, o e-mail arquivodecampos2001@gmail.com e o WhatsApp (22) 98179-4405. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Solar do Colégio, sede do Arquivo, na Rodovia Sérgio Viana Barroso, em Tócos, na Baixada Campista.

Ao realizar o pedido de agendamento da visita, o pesquisador precisará fazer a solicitação do Protocolo de Pesquisa. Depois de receber o Protocolo, basta preencher o documento com as informações sobre e pesquisa desejada, aceitando os termos necessários para realizar a consulta. Depois da confirmação do pedido do pesquisador, será fornecida a data para a visita.

“Apesar do começo da preparação do terreno para a instalação da sobrecobertura do Solar, seguimos atendendo normalmente, mediante agendamento e com os protocolos acima citados. Nosso acervo é referência é segue à disposição dos pesquisadores”, comenta a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado.

ACERVO – O Arquivo tem, atualmente, sob sua custódia, fundos diversos, sendo o maior deles o Fundo Fórum Municipal, que está sob a guarda da instituição mediante convênio com o Tribunal de Justiça. Além deste, os principais e mais consultados são: Diário Oficial, Periódicos, Fundo Câmara Municipal, Acervos Particulares (Godofredo Tinoco, Cardoso de Mello, entre outros), Sindicato da Indústria Açucareira, Iconografia, entre outros.

2024 DE INTENSA PRODUTIVIDADE – No ano passado, o Arquivo realizou importantes processos de identificação, higienização, descrição, planilhamento, inserção em banco de dados, contenção e acondicionamento de importantes lotes da documentação sob sua custódia.

“Foram identificadas, higienizadas, descritas e planilhadas seis caixas de documentos avulsos oriundos da Administração Pública (Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e Prefeitura), totalizando 22 caixas. Tais documentos referem-se, em sua maioria, aos séculos XVIII, XIX e XX”, detalha Rafaela Machado.

Ainda em 2024, foram realizadas a higienização, identificação, descrição, planilhamento, inserção em banco de dados, contenção e acondicionamento de cerca de 399 caixas, que correspondem a 6.572 documentos de 9 tipologias, perfazendo um total de 342.544 folhas.

A continuação da realização de tratamento técnico emergencial nos documentos do Depósito 2 – que consistem em processos cíveis que foram previamente identificados, mas que ainda careciam dos processos básicos –, possibilitou que fossem tratados, de janeiro a dezembro, 7.640 processos, divididos em 45 tipologias, 390 caixas, perfazendo um total de 171.108 páginas.