Operação conjunta fiscaliza veículos e apreende 21 motos no Centro de Campos
A Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizaram uma operação de fiscalização na avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), no Centro de Campos. Segundo a prefeitura, a ação teve como foco coibir irregularidades no trânsito, principalmente entre motociclistas, além de verificar a documentação de táxis e vans.
De acordo com o gerente de Trânsito e Transporte da GCM, Sérgio Lima Barreto, a operação dá continuidade a ações anteriores voltadas ao combate de práticas ilegais. Entre as principais irregularidades encontradas estão placas ilegíveis ou dobradas, motociclistas sem habilitação ou com equipamentos obrigatórios ausentes, como retrovisores e capacetes, além do uso inadequado de calçados — como sandálias — durante a condução.
Barreto também mencionou o aumento de assaltos cometidos por pessoas em motocicletas, o que motivou a intensificação das abordagens.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Rodrigo Ibiapina, afirmou que, embora a maioria dos condutores cumpra a legislação de trânsito, há um grupo que ainda desrespeita as normas, colocando em risco a própria segurança e a de outras pessoas. Segundo ele, algumas motos apresentavam sinais de uso para manobras conhecidas como “grau”, como placas raspadas e para-choques danificados, o que dificulta a identificação.
Durante a operação, foram realizadas 97 abordagens, resultando em 65 notificações e na apreensão de 21 motocicletas, dois táxis e uma van. As equipes do IMTT atuaram na fiscalização da documentação dos veículos de transporte coletivo.