Mais de 8 mil pessoas fazem o Enem neste domingo em Campos
Neste domingo (3), 8.535 estudantes de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, participam da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais provas para ingresso em instituições de ensino superior no Brasil. Desse total, 3.434 são concluintes do ensino médio que veem o exame como a chance de iniciar a trajetória universitária. A prova é dividida em dois domingos consecutivos e terá, nesta primeira fase, questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
O ENEM é uma importante porta de acesso para universidades públicas e privadas, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A segunda etapa do exame, que ocorre no dia 10 de novembro, abordará Matemática e Ciências da Natureza. A prova exige dedicação, pois suas notas podem significar a concretização de sonhos acadêmicos e uma oportunidade de ascensão social para muitos jovens.
As mulheres representam a maioria dos candidatos, somando 60,59% dos inscritos, enquanto os homens correspondem a 39,41%. Na declaração de raça e cor, a maior parte dos participantes se identifica como parda, seguida por pessoas que se autodeclaram brancas e pretas. Além de possibilitar o acesso ao ensino superior, o ENEM também desempenha um papel fundamental na avaliação da educação básica no país, incentivando melhorias no aprendizado dos alunos de ensino médio.