Entretenimento

Lucimara Muniz será homenageada em documentário que será lançado em Campos

A memória da ativista quilombola Lucimara Muniz, falecida em agosto do ano passado, aos 49 anos, será lembrada no documentário “Raizes Quilombolas”, que será lançado, nesta quinta-feira (3), na Câmara Municipal de Campos, às 15h, na abertura do VII Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do RJ, com entrada franca. A ação é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF), entidade fundada por Lucimara e que foi presidida por ela, com produção da Inaiô Soluções Criativas.

“As gravações foram realizadas nos Quilombos de Aleluia, Batatal, Cambucá, Conceição do Imbé, Custodópolis e Lagoa Feia, territórios em que Lucimara deixou sua marca de luta. Trata-se de um trabalho feito com muito carinho, eternizando seu legado e mostrando as histórias de resistência das comunidades quilombolas do município”, afirma a presidente do IDANNF, Maria de Lourdes Magno.

O filme tem roteiro e direção de André Maurício Lacerda; roteiro e produção executiva de Cris Alves; coordenação geral de Maria de Lourdes Cruz do Nascimento Magno; produção local de Frank Antonio Felles da Silva, Luciana Muniz e Paulo Honorato; captação de imagem e som de Ewerson Gonçalves e Myllena Gonçalves; montagem e edição de Ewerson Goncalves.

O documentário apresenta entrevistas de Camila Rocha Moreno, Denise de Souza Lacerda Lopes, Dulcineia Pires Veloso, Edson Gomes da Rocha, Eliane Pereira Muniz, Jesus Amado, Maria de Lourdes Cruz do Nascimento Magno, Marlene Rodrigues, Máxima Maria Nolasco do Espírito Santo, Rodrigo Conceição Amaro, Sarah Peixoto e Stella Mares de Alencar Garrido.

“Raizes Quilombolas” é apoiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Campos, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura de Campos.