Cidades

Justiça suspende nova pesquisa eleitoral para prefeito de Campos


Pela segunda vez, na semana da eleição, o juiz da 76 Zona Eleitoral de Campos, Leonardo Cajueiro, decidiu suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral para a prefeitura de Campos. Nesta quinta-feira (3), o magistrado deferiu uma liminar em julgamento a uma contestação do grupo político do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, que concorre à reeleição.

“Estamos diante de pesquisa cujo plano amostral e o questionário não coincidem no que se refere às faixas etárias. Temos pesquisa eleitoral com equivocada declaração de margem de erro ao TRE (3,7%) não correspondendo à margem explicitada na metodologia (3,0%). Temos pesquisa eleitoral modelada por profissional sem registro na área de jurisdição do TRE-RJ. Todas as constatações acima foram objeto de prova pré constituída que acompanha a inicial”, decidiu Cajueiro.

Ainda segundo o juiz, “há também notícia nos autos que o mesmo instituto de pesquisa foi alvo de impugnação em outro processo, em pesquisa na qual se constataram falhas metodológicas e de coleta de dados”, mencionou o juiz.

Se a decisão não for cumprida, a empresa Instituto F&N Empreendimentos Comerciais Ltda, terá que pagar multa diária de R$100 mil.
Na terça-feira (1), além de determinar a suspenção da divulgação de outra pesquisa, que sugeria a possibilidade de um segundo turno em Campos, o mesmo juiz estipulou um prazo de 24 horas para a remoção do resultado nos perfis do Instagram Click Campos, Manchete RJ, Tá Rolando na Cidade, Campos Ocorrências, Campos Ocorrências News e Delegada Madeleine. Se a decisão não for cumprida, os envolvidos terão que pagar multa diária de R$ 100 mil.