Política

Juiz que criticou decisão favorável a Garotinho assume a Justiça Eleitoral em Campos

O juiz Glaucenir Silva de Oliveira, que havia sido temporariamente suspenso do exercício da magistratura em razão de declarações polêmicas em um grupo de WhatsApp relacionadas ao ex-governador Anthony Garotinho, foi empossado juiz eleitoral da 98ª Zona Eleitoral de Campos no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, deu as boas-vindas aos novos magistrados, destacando a importância de seu papel na condução das próximas eleições municipais, cujo primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro de 2024.

Glaucenir ficou famoso nacionalmente ao fazer declarações polêmicas em um grupo de WhatsApp contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em decisão favorável ao ex-governador Anthony Garotinho. O juiz recebeu amplo apoio de seus pares, promotores e da população em geral, mas acabou temporariamente suspenso do exercício da magistratura em decisão do CNJ de 3 de dezembro de 2019.

Em dezembro do ano passado, Glaucenir de Oliveira reassumiu como titular da 3ª Vara Criminal de Campos, uma decisão aprovada por unanimidade no Órgão Especial do TJ-RJ, por determinação do Ministro Corregedor Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).