Viral

Jovem cria restaurante falso, engana clientes por dois anos e ‘abre’ servindo leite no lugar de vinho

Um restaurante disputado de Nova York finalmente disponibilizou mesas no último sábado (23/9). A churrascaria Mehran’s Steakhouse tinha uma lista de espera de 2,6 mil pessoas desde dezembro do ano passado e resolveu receber 140 clientes neste final de semana. Até aí tudo normal, não fosse pelo fato de que o restaurante não existe.

O Mehran’s Steakhouse surgiu em 2021 como uma brincadeira entre amigos. Um deles, Mehran Jalali, 21 anos, fundador de uma startup de inteligência artificial, costumava preparar jantares quinzenais para os amigos. Eles marcaram a casa do empreendedor no Google Maps como um estabelecimento comercial e fizeram comentários elogiosos na plataforma e em outras ferramentas de críticas na internet.

O movimento acabou atraindo curiosos até a porta da casa do jovem, em busca do tal churrasco, de acordo com o New York Post. Animado com a confusão, Jalali criou um site para divulgar a tal “experiência revolucionária de carne”. Na página, é informado que o restaurante estaria lotado para os próximos seis meses, e seria possível entrar na lista de espera.

Ele, então, resolveu levar a pegadinha do virtual para o físico e recrutou 65 amigos para atuarem como funcionários. Jalali viajou de São Francisco, onde mora atualmente, para Nova York, alugou um local e buscou as permissões necessárias para comercializar bebidas alcoólicas e manusear alimentos por um dia. O empreendedor não divulgou quanto gastou para a pegadinha.

Quando os convidados entraram no restaurante, localizado dentro de um antigo balneário público, eles se depararam com uma seleção de fotos de Mehran posando com celebridades, como Albert Einstein, Marilyn Monroe, Barack Obama e John F. Kennedy.

De acordo com a descrição dos clientes, ao fundo, era possível ouvir músicas pop tocadas no violino, enquanto os garçons direcionavam os convidados para suas mesas. Uma vez sentados, eles foram presenteados com um pedaço de madeira com inscrições gravadas, fornecendo-lhes os detalhes de sua próxima refeição, ao preço de US$ 114.

O restaurante tinha como tema “O Círculo Bovino da Vida”, que a certa altura envolvia garçons servindo copos de leite integral como se fosse vinho. Segundo o Daily Mail, pouco depois das 20h, uma multidão apareceu do lado de fora gritando pelo cantor Drake, como se ele estivesse comendo no restaurante, para atrair o interesse das pessoas que passavam.

A “experiência” ainda envolveu uma proposta de casamento fake feita por dois amigos do empreendedor. De acordo com o New York Times, apenas metade dos clientes disse ter gostado da carne servida.

O restaurante falso recebeu mais reviews em sua página no Google após o último sábado. A maior parte dos comentários é elogiosa, e até um pouco exagerada, dizendo que “o chef Mehran era Deus entre os homens”, por exemplo. No entanto, também houve quem não gostasse da brincadeira: um casal ameaçou Jalali com uma ação legal depois de descobrir que jantou em um restaurante falso.

Fonte: PEGN