Ideias de negócio: os ‘segredos’ dos ovos de Páscoa mais buscados em 2024
De acordo com a Abicab, 611 tipos de produtos de chocolate devem ser vendidos para a Páscoa deste ano, de bombons a ovos, sendo 115 lançamentos. “Os investimentos do setor reforçam o otimismo do mercado com o consumidor mais seguro com o seu poder de compra e ávido por compartilhar experiências gastronômicas com amigos e familiares em uma data tão simbólica para o Brasil”, diz Jaime Recena, presidente-executivo da Abicab.
O entusiasmo se espalha em outros segmentos, como o de supermercados, que espera um aumento de vendas entre 13% e 15% em volume, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e o comércio em geral, que projeta 4,5% de crescimento para alcançar R$ 3,44 bilhões de faturamento, segundo a Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Os ovos de Páscoa mais procurados de 2024
PEGN pediu a cinco marketplaces brasileiros que compartilhassem suas listas de mais buscados (os rankings completos estão no final deste texto). Entre os e-commerces acionados pela reportagem, Amazon, Americanas, Magazine Luiza e Shopee responderam à solicitação, e Mercado Livre não compartilhou informações. Os produtos que mais apareceram foram Lacta Ouro Branco, Havanna e Fini Beijos e Doce de Leite e Cacau Show (LaNut Pistache e Ursinhos Carinhosos).
O ovo da Havanna foi lançado no ano passado, como primeiro produto da collab com a Fini. “Devido ao sucesso com os clientes, trouxemos ele novamente”, diz Camila Akutsu, gerente-geral de marketing da Havanna Brasil. De acordo com ela, o produto foi uma criação dos times de pesquisa e desenvolvimento das duas marcas.
A Cacau Show diz que leva em consideração tendências, performance e avaliação dos clientes, alinhados ao seu pilar de inovação, para desenvolver seus produtos. A empresa afirma que já houve casos em que itens lançados na Páscoa se tornaram base para lançamentos convencionais ou de outras datas comemorativas.
Os dois ovos mais buscados da empresa não são lançamentos. “O LaNut Pistache foi sucesso de vendas em 2023 e abriu portas para lançamentos em categorias como tabletes, panetones e gelatos. A parceria com Ursinhos Carinhosos também foi bem-sucedida no último ano. Alinhados à tendência de nostalgia e marcas com valores sentimentais, em 2024, trouxemos novos personagens de pelúcia e ampliamos a linha as pantufas em diferentes tamanhos”, conta Iris Ciola Ferraz, gerente de marketing de produtos da Cacau Show.
O ovo Ouro Branco, da Lacta, segundo a marca, foi lançado nos anos 2000 (a marca existe há mais de 60 anos) e tradicionalmente é requisitado no período — o item lidera as buscas na Amazon e Americanas. Originalmente desenvolvido como wafer recheado, o item também já serviu de base para outros produtos, como uma barra recheada que chegou ao mercado em 2023.
O que faz um cliente escolher um ovo de Páscoa?
É fato que ter uma marca conhecida pode ajudar a pular algumas etapas. Para construir esse reconhecimento, mesmo que seja regional, o indicado é criar um relacionamento com o consumidor ao longo do ano, com lançamentos de produtos e ações que apresentem a empresa ao mercado, conforme explica João Branco. Especialista em marketing, professor e conselheiro de empresas, ele também é ex-diretor de marketing do McDonald’s e contabiliza também uma passagem pela Ferrero.
Segundo o especialista, a motivação para a escolha varia de acordo com o objetivo do consumidor.
“Se for para consumo próprio, o que representa uma grande fatia do mercado, o cliente busca seu produto preferido. Se for uma lembrancinha, só para não passar em branco, o preço acaba sendo um fator bem importante. Mas a maior parte dos ovos de Páscoa é para presente, seja para filho, marido, esposa. Nesse caso, a compra leva em consideração a sensação que o item vai causar na pessoa. O cliente quer mostrar que se importou. A apresentação do item é importante, ou o fato de ser uma novidade, algo surpreendente, que demonstra um cuidado [na elaboração[”, diz.
Aos empreendedores, Branco diz que é importante ter máxima atenção na semana que antecede o feriado, quando o maior volume de vendas de ovos de Páscoa acontece. É preciso pensar bem o mix de produtos e o atendimento que será prestado ao consumidor. Uma boa exposição dos itens também pode ajudar a influenciar consumidores indecisos ou que tenham se esquecido de comprar presentes.
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Na avaliação do especialista, os ovos que figuram entre os mais buscados ajudam a entender algumas tendências que têm sido buscadas pelos consumidores. “Uma coisa que com certeza ainda está em alta é o pistache. A palavra ‘pistache’ foi uma das dez comidas mais buscadas no Google no Brasil no ano passado, muito devido aos ovos de páscoa, e essa moda ainda não passou.”
Colaborações, como Havanna e Fini fizeram, também podem ser uma estratégia válida, sobretudo para marcas sem tanto apelo na data. Neste ano, algumas collabs inusitadas ganharam o mercado e geraram buzz, como a Arezzo e a Chilli Beans, que lançaram itens com a Kopenhagen. No entanto, é preciso ter cuidado e verificar se o investimento vale a pena.
“É indicado fazer quando traz benefícios para a sua marca, porque metade do seu esforço vai ser para divulgar a outra empresa, especialmente no caso de licenciados. Escolha um parceiro que pode trazer um público diferente, que você não tenha”, diz.
Consumidor começou a buscar ovos de Páscoa mais cedo em 2024
Por mais que as lojas físicas tenham um peso importante na compra dos ovos de Páscoa, a internet é um meio importante de buscas. Segundo um levantamento da plataforma de marketing digital Semrush, os brasileiros já estavam de olho em ovos de Páscoa na internet desde o começo do ano.
O termo Páscoa foi pesquisado 165 mil vezes em janeiro de 2024, um aumento de 50% em comparação com o mesmo período de 2023 ede 82,3% em comparação com 2022. A empresa disse que também houve aumento em fevereiro, mas os dados ainda não estão consolidados. Entre os produtos mais pesquisados, “ovo de Páscoa de colher” liderou o ranking, com 12,1 mil buscas, seguido de ovo de Páscoa infantil (5,4 mil), trufado (3,6 mil) e caseiro (3,6 mil).
No ano passado, durante o mês da Páscoa, a marca mais procurada, de acordo com o levantamento, foi a Cacau Show, com 1,64 milhão de buscas. Em março, o e-commerce da rede atingiu mais de 5,9 milhões de acessos, sendo que a média mensal no ano foi de 2,6 milhões.
De acordo com os dados da consultoria, os itens mais buscados na Páscoa do ano passado foram ovo de Páscoa de infantil (447 mil), de colher (275 mil), trufado (101 mil), caseiro (101 mil), recheado (90 mil) e com brinquedo (90 mil).
Veja as listas completas dos ovos de Páscoa mais buscados de 2024
PEGN consultou cinco marketplaces relevantes no Brasil para entender quais têm sido os ovos de Páscoa mais buscados pelos consumidores. Os dados foram coletados na primeira quinzena de março. O Mercado Livre foi procurado, mas não disponibilizou as informações. Confira a seguir:
Amazon
A empresa norte-americana é mais conhecida pelos eletrônicos e livros, mas virou uma das fontes de pesquisa para brasileiros que buscam por ovos de Páscoa. Confira os itens mais procurados em 2024 na plataforma:
Ovo de Páscoa Lacta Ouro Branco 359 g
Ovo de Páscoa Lacta Batman 166 g
Ovo de Páscoa Lacta Sonho de Valsa 277 g
Ovo de Páscoa Lacta Laka Chocolate Branco 175 g
Ovo de Páscoa Kit Kat Branco Nestlé 22
Ovo De Páscoa Ursinhos Carinhosos Ursinho Verde Boa Sorte Cacau Show 160 g
Ovo de Páscoa Alpino Chocolate ao Leite Nestlé 337 g
Americanas
A varejista brasileira já divulgou ter a previsão de vender 11 milhões de ovos de Páscoa em 2024. Confira quais foram os produtos mais buscados no marketplace da empresa até o momento:
Chocolate Lacta Ouro Branco 1 Kg
Chocolate Bombom Sonho de Valsa Pacote c/ 1 kg
2 Colomba Pascal Bauducco Bolo Páscoa Gotas Chocolate 400 g
Ovo de Páscoa Havanna e Fini Beijos e Doce de Leite 185 g
Ovo de Páscoa Chocolate Ao Leite 150 g Top Cau
Ovo de Páscoa Chocolate 80% Cacau 150 g Borussia
Ovo de Páscoa Casa Mágica da Gaby Copo 90 g Top Cau
Chocolate Lindt Classic, Amargo, Barra de 100 g
Mini Ovinhos Pascoa Sabor Chocolate Marisbel 300 g (50 Und)
Caixa de Bombom Neugebauer Hits 200 g
Ovo de Páscoa sem Açúcar e sem Lactose Borussia
Ovisco Ovinho de Chocolate Páscoa 340g Ki kakau
Magazine Luiza
Mesmo com uma participação mais relevante nas categorias de eletrodomésticos e eletrônicos, o Magazine Luiza também vem sendo fonte de busca para ovos de Páscoa. Confira os produtos mais procurados neste ano até agora:
Ovo De Páscoa Havanna E Fini Beijos E Doce De Leite 185 g
Ovo De Páscoa Lacta Bis Ao Leite 318 g
Ovo De Páscoa Garoto Baton Colors 212 g
Ovo De Páscoa Nestlé Alpino Ao Leite 349,5 g
Ovo De Páscoa Ferrero Rocher Kinder Ovo Miraculous Vem Com Surpresa Sortida 100 g
Ovo De Páscoa Lacta Hot Wheels 166 g
Ovo De Páscoa Sonho De Valsa 357 g – Lacta
Ovo De Páscoa 250 g Lilo Stitch
Ovo De Páscoa Garoto Talento Avelãs 350 g
Ovo De Páscoa Chocolate Ao Leite 100 g
Shopee
No marketplace de origem asiática, os ovos de Páscoa mais buscados variam entre grandes indústrias e chocolates artesanais. Confira:
Ovo de Páscoa Sonho de Valsa Lacta 357 g
Ovo de Páscoa Ferrero Rocher 365 g
Ovo de Páscoa Ferrero Rocher Dark caixa 137,5 g
Ovo de chocolate ao leite 37% cacau sem glúten 100 g – Divine
Ovo de chocolate trufado pascoa 500 g
Ovo de chocolate ao leite lindor sortido Lindt – 235 g
Ovo de Páscoa Lanut pistache Cacau Show 400 g
Fonte: PEGN