Esporte

Heliporto Farol de São Tomé e PELAG promovem evento com aulas esportivas gratuitas

O Heliporto Farol de São Tomé, administrado pela Infra Operações Aeroportuárias (INFRA), irá apoiar a comemoração de aniversário de 13 anos do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG). O evento, que é aberto ao público, acontece de 21 a 23 de março, e terá diversas atividades. No dia 23 haverá aulas gratuitas de vôlei, caiaque, slackline e espirobol, além da 2ª edição do Desafio Goitacá, corrida de 9 km que no último ano teve cerca de 40 participantes.

No dia 21 de março, haverá uma Feira de Ciências na sede da unidade, localizada na Avenida Olavo Saldanha, nº 240, das 9h às 16h. Já no dia 22 de março, acontecerá um Day Use com Aulão Funcional, das 9h às 16h, no Núcleo Recanto da Lagoa (antigo Sítio Recanto dos Coqueiros).

É o segundo ano que a Infra apoia o evento, com doação de camisas e premiações para os atletas. “Nosso papel vai muito além da operação aérea. Estamos aqui para impulsionar o desenvolvimento regional e incentivar práticas que valorizam as pessoas e o meio ambiente. Apoiar esse evento é fortalecer laços com a população e mostrar que o Heliporto Farol de São Tomé está sempre presente, incentivando o crescimento sustentável e o bem-estar de todos”, destaca o superintendente do Heliporto, Rosimar Tavares.

O gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), Samir Mansur, também ressaltou a importância da parceria com o heliporto em diversas iniciativas, incluindo a exposição de animais empalhados. “O heliporto está localizado na área limítrofe do PELAG, e essa proximidade torna essencial um alinhamento estratégico entre as instituições. Por isso, firmamos um Acordo de Cooperação Técnica, em que a Infra Operações apoia ações do parque e vice-versa. O resgate da fauna, por exemplo, faz parte da licença de operação do heliporto, e também realizamos ações de educação ambiental por meio da feira itinerante. Em contrapartida, o heliporto contribui com recursos para a realização do evento. É uma parceria de mão dupla que fortalece a integração entre o heliporto e o PELAG”, afirma Mansur.

Tavares destaca que o Heliporto Farol de São Tomé segue atuando como um importante agente de transformação na região, conectando pessoas, oportunidades e desenvolvimento sustentável. “O heliporto possui uma infraestrutura moderna e investimentos contínuos, reforçando sua posição estratégica no setor offshore. Além disso, contribui para o crescimento econômico local e a preservação ambiental. O heliporto tem sido fundamental no resgate de animais silvestres nas áreas internas do sítio heliportuário, colaborando com o Parque Estadual da Lagoa do Açu para garantir a segurança desses animais”, pontua.