Frente Parlamentar discute abandono da malha ferroviária
A Frente Parlamentar Pró Ferrovias Fluminense, coordenada pelo deputado Luiz Paulo (PSD), se reúne nesta sexta-feira (29) com representantes da MRS logística e a FCA (Ferrovia Centro-Atlantica) para discutir suas concessões nos limites do estado do Rio.
O deputado estadual Luiz Paulo defende a inclusão dos ramais ferroviários no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Social (Pedes), que vai sustentar o Plano Plurianual, o PPA, a ser enviado pelo Poder Executivo para a Alerj até dia 30 de setembro.
“A reativação da malha ferroviária é fundamental para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. O Estado tem que ter planejamento de Estado e não de Governo. Todas essas propostas precisam estar incluídas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Social (Pedes) e no Plano Plurianual. Sabemos que as ferrovias não acontecem da noite para o dia. O Ideal é que todos os portos estejam integrados por ferrovia”, afirma o deputado.
Segundo o parlamentar, o Rio de Janeiro foi o estado mais prejudicado durante 25 anos com a concessão da FCA. Noventa e cinco por cento das linhas férreas administradas pela Ferrovia Centro Atlântica S/A (FCA) no Rio ficaram inativas, situação ocasionada pela gestão da empresa que administra cerca de 7.094 km de ferrovia no Rio de Janeiro.
Fonte: Extra