Esporte

Filho de Cartola diz que pai queria Mangueira com as cores do Fluminense: “Quis botar verde e grená”

As cores do Fluminense foram a inspiração para o verde e rosa da Mangueira. Quem afirma isso é o filho do sambista Cartola, homenageado pelo clube no lançamento da terceira camisa, nesta quarta-feira, dia em que completaria 115 anos. Em entrevista à Flu TV, Ronaldo Silva de Oliveira disse que as cores da escola de samba eram, originalmente, verde e grená por causa do clube de coração do pai.

– Ele morou e nasceu aqui perto da Rua Álvaro Chaves. Ele viu a construção do estádio do Fluminense. Ele se tornou torcedor fanático do Fluminense porque viu toda a construção e o início do time do Fluminense. Na adolescência ele e a família se mudaram para a Mangueira. Nesse intervalo, em 1923, ele e mais sete pessoas fundaram a Mangueira.

– O nome que deram era Estação Primeira da Mangueira porque quando se pegava o trem na Central, a primeira estação era a Mangueira. E as cores é porque ele era o encarregado de colocar as cores e quis botar verde e grená, só que o grená, na época de Carnaval, não existia nas lojas de tecido para fazer as fantasias. Existia o rosa. Como o rosa era próximo do grená, ficou verde e rosa.

Ronaldo conta que o pai era daqueles tricolores fanáticos. Quando ganhava, uma alegria tremenda, mas quando perdia não queria saber nem de samba. Dona Zica costumava dizer que ele “estava azedo” e, segundo o próprio filho:

Filho de Cartola e Dona Zica, Ronaldo se emocionou ao receber a camisa do Fluminense em homenagem ao pai. Apesar de não ser tricolor, ele diz que está quase virando mais um e que a homenagem da camisa feita ao sambista é inigualável.

– Eu confesso que por conhecer ele a fundo e saber a história dele a fundo com o Fluminense, ele recebeu e está recebendo muitas homenagens, mas nenhuma se iguala a essa. Olha que tem coisas boas para vir à tona, tem muito reconhecimento, mas igual a essa do Fluminense não existe. Não existe. Fico até emocionado, me desculpe. Juro que não estou preparado para isso, é uma coisa fora de série.

A terceira camisa da temporada 2023 do Fluminense, em homenagem a Cartola, começou a ser vendida nesta quarta-feira. Além das cores verde e rosa ela também conta com um patch do sambista na barra da camisa e a letra da música “Corra e Olhe o Céu”, composta por ele em 1974.

Fonte: Ascom