Cidades

Estoque zerado faz Banco de Leite dos Plantadores de Cana apelar por doações em Campos

O banco de leite humano do Hospital Plantadores de Cana – único de Campos – está com estoque zerado. Desde a pandemia da Covid-19, esta é a primeira vez que as doações deixam de acontecer e isto preocupa os profissionais de saúde. “O leite humano é a excelência da alimentação de recém-nascidos. Sem ele em nossos estoques temos que baixar o padrão e fornecer aos bebês fórmulas infantis  semelhantes ao leite humano”, explica a enfermeira Fabiana Passos, coordenadora do setor. Ela acredita que o período de férias tem levado famílias a viajarem, o que pode ter afastado as doações ao banco de leite.

Comodidade
Reconhecendo a importância da doação e a dificuldade de disponibilidade de tempo dos doadores, o hospital adota medidas facilitadoras. “Fornecemos um carro que vai ao endereço desta mãe recolher o leite. Além disso, toda a orientação de como ordenhar e armazenar o leite antes da entrega é dada por telefone e por outros canais de comunicação. Tudo para facilitar o processo”, destaca Fabiana.

O hospital também distribui os frascos, as etiquetas de identificação, orienta na higienização e outros pontos necessários à segurança da doação do leite.

O leite doado é destinado, principalmente, a recém-nascidos da UTI Neonatal da unidade. Quando tem quantidades em estoque, o leite alimenta também crianças da Unidade Intermediária. “O consumo do leite materno contribui significativamente para a recuperação destes bebês. A digestão torna-se mais fácil, além de facilitar o ganho de peso e a tão esperada alta hospitalar”, frisa Fabiana.
O banco de leite humano precisa diariamente de uma média de 12 litros para alimentar os bebês da UTI. Fabiana afirma que qualquer mulher que amamente, seja sadia e que esteja com os exames de pré-natal em dia – incluindo HIV e VDRL – podem doar.

O banco de leite funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. O telefone para contato é 22 2737-7431