Donos de veículos do Rio com placas de finais 0, 1 e 2 devem pagar taxa de licenciamento
Motoristas que têm carros emplacados no Estado do Rio, com finais de placas 0, 1 e 2, têm até o dia 30 de setembro para pagar a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ e regularizar a situação veicular em 2023.
O licenciamento é 100% digital. Para obter o documento veicular referente a este ano, basta pagar a chamada Guia de Regularização de Taxas (GRT) emitida no site do Bradesco (www.bradesco.gov.br), no valor de R$ 183,24.
Veja o calendário de licenciamento de 2023
Finais de placa 0, 1 e 2 => Até 30/09/2023
Finais de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2023
Finais de placa 6, 7, 8 e 9 => Até 30/11/2023
Como pagar a guia GRT
Para a emissão da guia no site do Bradesco, o interessado deve selecionar no site a opção “Produtos e Serviços” (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em “Serviços”. Depois, é preciso escolher “Pagamentos”.
Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”. Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção “Gerar boleto”.
A partir daí, é preciso escolher a opção GRT (no alto da página), ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em “Continuar”.
Emissão do CRVL
Depois de o pagamento da GRT ser compensado, o documento digital — chamado CRLV-e — é liberado para o proprietário no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, no Posto Digital do Detran.RJ, cujo acesso é feito pelo site www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Posto Digital, ou pelo Portal de Serviços da Senatran.
É possível compartilhar o CRLV-e com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.
Exceções
Confira alguns exemplos de situações que impedem a emissão do documento veicular:
Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023.
Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV).
Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral.
Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos, como especificado na Portaria Detran 5.533/2019.
Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo.
Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran.RJ, deixando o protocolo em aberto.
Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo.
Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda.
Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.RJ.
Fonte: Extra