Direção da Santa Casa se posiciona sobre bloqueio de bens por suspeita de fraude em licitação
A direção da Santa Casa de Campos, alvo de decisão da Justiça Federal que bloqueou bens de seus diretores, se manifestou por meio de nota oficial na tarde desta quinta-feira (26). A ação foi desencadeada após denúncia feita pela direção financeira da instituição ao Ministério Público Federal, indicando que foram realizadas aquisições de equipamentos a preços acima da média do mercado, além de materiais comprados da empresa LVR Materiais Hospitalares LTDA, que não foram entregues à instituição.
No comunicado, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Dr. Manoel Corraes Neto, o diretor técnico do hospital, Dr. Cleber Glória, e o administrador, Maurício Piraciaba, afirmaram que o processo, atualmente em sua fase inicial, partiu de uma denúncia anônima.
A nota ainda diz que a referida compra foi realizada dentro dos valores de mercado, e que os materiais hospitalares e medicamentos adquiridos já estão sendo utilizados e colocados à disposição dos pacientes da Santa Casa.
Confira a nota na íntegra:
“De forma oficial, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Dr. Manoel Corraes Neto, o diretor técnico do hospital, Dr. Cleber Glória e o administrador, Maurício Piraciaba, vêm, através deste comunicado, responder à imprensa acerca da notícia que circulou no dia 25 de setembro de 2024, a respeito de uma denúncia sobre uma eventual irregularidade em uma compra realizada pela instituição.
Cumpre esclarecer que o processo, que está em sua fase inicial, partiu de uma denúncia anônima, aparentemente, feita por uma pessoa sem conhecimento das leis e regras de uma instituição filantrópica privada. Ainda, ressalta-se que as medidas até aqui tomadas pela justiça, foram efetuadas em caráter liminar e sem que os diretores tivessem, sequer, tido a oportunidade de se manifestar nos autos.
A referida compra, em sua totalidade, foi feita dentro dos valores de mercado, sendo que, os materiais hospitalares e medicamentos adquiridos, já vem sendo utilizados e colocados à disposição dos pacientes da Santa Casa. Portanto, não há qualquer irregularidade na aquisição de tais insumos, o que será comprovado no avançar do processo, através de documentos que já estão sendo enviados, de forma voluntária, e que esclareceram todas as dúvidas porventura existentes.
Estes diretores que, desde 2017, entregam profissionalismo e seriedade na gestão, sempre atuando com total lisura, nunca sofreram, sequer, uma insinuação de qualquer irregularidade e permanecerão na missão de reconstruir, diariamente, a imagem desta bicentenária instituição filantrópica de assistência à saúde. A certeza é que a Santa Casa de Misericórdia de Campos seguirá prestando um serviço de excelência no atendimento à população que mais precisa, da forma que manda seu objetivo original, desde 1792.”