Deputado apresenta relatório favorável para reduzir a jornada semanal de trabalho
O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) apresentou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, nesta semana, um relatório favorável pela admissibilidade da PEC 221/2019, que altera a Constituição Federal para reduzir a jornada semanal de trabalho para 36 horas.
Há poucos dias, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. afirmou que “passou da hora de discutir a redução da jornada” .
Tendência global
A semana de 4 dias de trabalho sem redução do salário também é uma maneira de fortalecer a marca empregadora e atrair e reter talentos
A semana de quatro dias de trabalho já é realidade em empresas do Reino Unido, Estados Unidos e Portugal e, ainda este ano, começará a ser testada também no Brasil. A 4 Day Week Global, que lidera os projetos ao redor do mundo, anunciou hoje que 20 empresas brasileiras farão parte do piloto. Companhias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre estão na lista. Serão 400 funcionários envolvidos.
As empresas poderão escolher quais funcionários vão participar e como será, na prática, a semana de trabalho: sem a segunda-feira, sem a sexta ou sem metade desses dias, por exemplo. “Se os líderes não participarem, podem causar uma incoerência. A gerência também precisa descansar”, diz Gabriela Brasil, head de comunidade da 4 Day Week Global.
Os resultados da redução da jornada de trabalho semanal para quatro dias – ou 32 horas por semana –, refletem aumento na produtividade, no bem-estar e até mesmo nos lucros das companhias participantes. “Estudos também mostram que a experiência da semana de 4 dias reduz emissões de carbono e contribui para a equidade de gênero”, diz Renata Rivetti, CEO da Reconnect Happiness at Work, consultoria que faz parte do projeto no Brasil.
Resultados da semana de 4 dias, segundo estudo da 4 Day Week Global:
redução no esgotamento (68%)
atração de talentos (63%)
aumento na capacidade para o trabalho (54%)
diminuição nas demissões de funcionários (42%)
aumento da receita em relação ao ano anterior (36%)
A Vockan, empresa brasileira de sistemas de gestão empresarial, adotou a semana de 4 dias de trabalho em novembro de 2022 e entrou para o projeto-piloto. O CEO, Fabricio Oliveira, implantou a medida depois de acompanhar a tendência fora do Brasil e percebeu um impacto na produtividade e também na atratividade da sua marca empregadora. Hoje, segundo ele, o turnover voluntário, a taxa de rotatividade de funcionários, é zero.
*Com informações da Forbes e Extra