Demandas da região são apresentadas na Caravana Federativa
Perfeitos e secretários da região estiveram nesta quinta-feira (28) no Rio de Janeiro para a Caravana Federativa, evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e continua nesta sexta na Expo Mag. O objetivo é ampliar o acesso dos municípios a todos os serviços do governo federal, fortalecendo a cooperação com os governos estadual e municipal.
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, acompanhada de integrantes da administração municipal, apresentou demandas do município relacionadas a várias áreas, entre elas segurança, defesa civil, comunicação, saúde e mobilidade.
– É uma oportunidade para tratar de assuntos como a situação do avanço do mar, a necessidade de obras de reforma nos diques que margeiam o Rio Paraíba do Sul, deficiência no sistema de telefonia, com ausência de sinal. Na oportunidade me reuni com a diretoria da concessionária de energia elétrica do município para reivindicar melhorias nos serviços de fornecimento. Também será agendada uma reunião junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na busca por uma solução definitiva para o trevo de Grussaí – destacou a prefeita.
Carla Caputi participou da Caravana Federativa acompanhada dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, de Comunicação Social, Rodrigo Florêncio, de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, de Segurança Pública, Anderson Campinho, de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, além do diretor executivo da SJBPrev, Renato Timótheo, da subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra, da coordenadora de Saúde, Keth Miranda, e do superintendente de Captação de Recursos, Luciano Barreto. Cada um dos integrantes da comitiva de São João da Barra levou as demandas de sua pasta, incluindo convênios, parcerias e subsídios.
Campos
O prefeito de Campos Wladimir Garotinho também foi acompanhado por uma comitiva composta por secretários de diferentes pastas e técnicos de cada uma delas.
– A caravana é para resolutividade, para projetos que podem estar emperrados em algum ministério, na Caixa Econômica Federal ou outro órgão e, a partir desse contato a gente ter condições de resolver. Mais do que isso. Tem os novos programas que estão sendo apresentados e oferecidos aos prefeitos. Também foram lançados outros, como por exemplo, o Escola em Tempo Integral. Em 9 meses, o Governo Federal já retomou mais de 40 programas e lançou esse na área da Educação – disse André Ceciliano.
“São 36 ministérios que estão presentes neste espaço para ajudar os municípios, encurtar distâncias para que os programas possam efetivamente acontecer e melhorar a vida do nosso povo”, afirmou Wladimir.
Após a solenidade oficial, o prefeito percorreu o espaço ExpoMag, antigo Centro de Convenções SulAmérica, onde estavam instaladas as representações dos ministérios. Ao lado de Ceciliano, o prefeito esteve no Ministério da Saúde, onde se reuniu com os técnicos do órgão para falar de antigos e novos projetos federais. Além disso, visitou o Ministério da Educação, com o qual Campos mantém vários projetos e programas em andamento, além do Ministério da Agricultura e Pecuária, entre outros.
Na comitiva de Campos, o chefe de Gabinete do prefeito Wladimir, Thiago Ferrugem; o secretário de Desenvolvimento Econômico Mauro Silva e o Subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPs, Felipe Knust; secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior; Secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende; Secretário de Fazenda, Márcio Morales; Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; Secretário de Comunicação Social, Sérgio Cunha; Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; Subsecretário de Iluminação, Diego Dias; Comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino; Secretário Municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto; Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá; além de subsecretários das pastas e técnicos.
*Com informações das prefeituras de Campos e SJB