Cyva, do Quarteto em Cy, morre no Rio
A cantora Cyva, integrante do Quarteto em Cy, faleceu neste domingo (22) aos 85 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Casa Rio Botafogo, na Zona Sul fluminense.
Ela e as irmãs Cynara, Cylene e Cybele formavam o grupo vocal criado em 1964. Ainda não há informações sobre o velório.
Cynara faleceu em abril deste ano devido a uma insuficiência respiratória, aos 78 anos. Elas eram integrantes do maior conjunto vocal feminino brasileiro juntas a outras duas irmãs, Cybele e Sonya.
Em nota divulgada no perfil do grupo nas redes sociais, a morte de Cyva foi lamentada.
“É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, todas as formações. Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta!”, diz o comunicado.
Carreira
As lendárias baianas, nascidas em Ibirataia, vieram ainda jovens para o Rio de Janeiro com o desejo e o sonho de uma carreira musical. Juntas, fundaram o Quarteto em Cy e iniciaram uma longa trajetória musical.
Com o apoio do cantor e compositor Vinicius de Moraes, elas começaram a interpretar grandes compositores do cenário nacional e eram carinhosamente apelidadas de “baianinhas”.
Em 2018, o grupo ganhou três CDs dedicados aos anos 60 e 70, quando a carreira ainda estava no início. Os encartes dos discos foram ilustrados por textos escritos por Cyva e Cynara. Os shows inseridos na discografia haviam sido apresentados ainda na ditadura militar.
Fonte: g1