Copa do Mundo Feminina: saiba quais repartições públicas e privadas terão ponto facultativo ou horário diferenciado
Na Copa do Mundo masculina, já virou rotina: dia de jogo do Brasil não é dia de trabalho, pelo menos durante as duas horas de jogo. Será igual no Mundial feminino, cuja estreia da seleção brasileira será na segunda-feira, dia 24, às 8h? Em alguns lugares, sim pela primeira vez.
O governo federal, alguns governos estaduais e algumas prefeituras decretaram ponto facultativo na administração pública quando Marta & Cia entrarem em campo. No setor privado, fica a critério das empresas liberar para ver o jogo fora do trabalho ou oferecer espaços com telão.
Na primeira fase, o Brasil jogará, dia 24, contra o Panamá, às 8h; dia 29, contra a França, às 7h, e dia 2 de agosto, contra a Jamaica, também às 7h.
Onde será ponto facultativo?
Quissamã: A Prefeitura de Quissamã adotou um horário especial em seu expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo de 2023, na Austrália e Nova Zelândia. O Decreto N° 11.451 foi publicado na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial do Município. Na primeira fase, serão três jogos: Brasil x Panamá na segunda-feira (24), às 8h; Brasil x França, no dia 29 de julho, às 7h; Brasil x Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7h.
No decreto, ficou estabelecido os seguintes horários: nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente será de 11h às 17h; nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente será de 12h às 17h.
Bancos. As agências vão abrir uma hora mais tarde, nos dias de jogos da seleção brasileira que se iniciarem as 8 horas. Quando os jogos forem realizados mais cedo, o horário de funcionamento das agências bancárias será normal.
Segundo a Febraban, a flexibilização segue política já adotada durante jogos da Copa do Mundo masculina.
Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.
Governo Federal: O presidente Lula decretou ponto facultativo para os servidores federais a pedido da ministra dos Esportes, Ana Moser. Os servidores públicos federais poderão se ausentar no horário dos jogos e retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida.
Estado do Rio: O governo do Rio também decretou ponto facultativo da seguinte forma: nos dias em que os jogos se realizarem até as 7h30m, o expediente terá início às 11h. Nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente começará ao meio-dia. Não se aplica aos serviços considerados essenciais.
Cidade do Rio de Janeiro: A prefeitura do Rio terá horário de funcionamento especial em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo feminina. O decreto publicado, nesta sexta-feira, estabelece que, em dias de partidas da seleção brasileira, o expediente comece às 11h nas repartições públicas municipais.