Carla Machado renuncia à Prefeitura de São João da Barra
A prefeita Carla Machado renunciou ao cargo Executivo em São João da Barra. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (4). A carta de renúncia foi protocolada na Câmara Municipal. A vice-prefeita Karla Maia Caputi já assumiu o comando do Município.
Em nota, a assessoria da ex-prefeita informou que “Carla Machado renunciou ao mandato de prefeita de São João da Barra para concorrer nas eleições de 2022. O afastamento do cargo ocorreu desde o fim da tarde de sexta-feira, dia 01/04, quando foi enviada carta ao Cartório Eleitoral e à Câmara Municipal. A vice-prefeita, Carla Caputi, assumiu a Prefeitura a partir do comunicado oficial às autoridades constituídas”.
Uma fonte ligada a prefeita Carla Machado, e que preferiu não se identificar, contou que especulações sobre a saída dela do cargo aconteceram neste último fim de semana. “Deixaram no ar essa possibilidade dela sair. Porém, não confirmaram a razão para isso, e se de fato poderia acontecer a renúncia”, comentou.
Carla Machado teria entregue sua carta de renúncia à Camara de Vereadores na última sexta-feira (1), mas o conteúdo veio a publico nesta segunda-feira (4). O texto obtido pela reportagem diz:
“Eu, CARLA MARIA MACHADO DOS SANTOS, na qualidade de Prefeita do Município de São João da Barra, venho, respeitosamente, perante Vossas Excelências, através do presente, num ato de livre manifestação de vontade e para que produza seus jurídicos e legais efeitos, apresentar minha RENÚNCIA, ao cargo de Prefeita Municipal desta cidade, para o qual fui eleita no ano de 2020, quadriênio 2021/2024, em caráter definitivo e irrevogável, na forma do Art. 14, inciso III, da Lei Orgânica do Município de São João da Barra, em prol de um interesse público maior e em benefício do nosso povo amigo de São João da Barra. A todos os cidadãos sanjoanenses o meu profundo respeito e agradecimento. Respeitosamente elevo os protestos de estima e consideração”.
Em São João da Barra, pessoas ligadas à política local disseram que Carla Machado teria sido convidada para concorrer como vice-governadora em uma chapa não divulgada, ou, ainda, a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ela está filiada ao Progressitas (PP). O prazo para renúncia a cargos no Executivo e no Legislativo com objetivo de disputa eleitoral este ano se encerrou no sábado (2).
Nas últimas semanas, o clima político no Município esquentou desde que Carla Machado perdeu a maioria na Câmara de Vereadores e rompeu com o presidente do Legislativo Municipal Elísio Rodrigues (PL).
No início da tarde desta segunda, Carla divulgou uma Carla em suas redes sociais:
“Como vocês sabem, estava no RJ e ao me decidir na 6ª feira, fiz a minha filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) e redigi uma carta para dar ciência da minha renúncia ao Executivo, Judiciário e Legislativo de acordo com determinação legal (…).
Já fui candidata em 2014 pelo PT, numa campanha que decidi 45 dias antes do pleito. Tive na eleição quase 25 mil votos, fui a mais votada em SJB, a 3º em São Francisco do Itabapoana e a 7ª colocada em Campos, como também tive votos em 71 municípios do nosso Estado, ficando na 2º suplência do partido.
Nenhuma disputa é fácil, mas temos garra e determinação, contamos com amigos leais e aguerridos, temos serviço prestado e a nossa região precisa de uma representação feminina que tenha amor pelas pessoas (…).
Somos vitoriosos nas eleições municipais há 18 anos porque Deus nos abençoa e nosso grupo político é aguerrido”.
Fonte: Terceira Via.