Campos traça projeto com empresários para capacitar famílias de baixa renda
A prefeitura de Campos, em conjunto com empresários do setor de educação, formou uma parceria para oferecer cursos profissionalizantes para a população de baixa renda da cidade. A princípio, as propostas foram estruturadas para atender as demandas do setor portuário e logística da Petrobras.
O projeto, segundo o prefeito Wladimir Garotinho, é voltado para suprir vagas em aberto por falta de qualificação. Segundo ele, o objetivo é oferecer aos moradores de Campos, a capacitação necessária para garantir a contratações desses profissionais que serão formados no setor.
— Não adianta oferecer um curso isolado quando, na verdade, ele precisa de dois ou três para conseguir ser empregado de fato. O objetivo é fazer um grande projeto de capacitação profissional —disse o prefeito.
Segundo Wladimir Garotinho, a parceria visa construir junto a trabalhadores e empresas, um modelo eficiente de capacitação profissional. O prefeito ainda informou que a prioridade deve ser de pessoas cadastradas no cartão CadÚnico e no Cartão Goitacá. Depois, a ideia é expandir o projeto.
Um dos empresários que participa do projeto, Márcio Matta falou que a proposta inicialmente é entender as demandas do setor portuário, da logística da Petrobras, dos campos de petróleo e formar uma mão de obra compatível à necessidade do mercado.
— A proposta é fazer um projeto e apresentar às empresas empregadoras e ao prefeito Wladimir, que sugeriu que fosse voltado especialmente às pessoas que estão no CadÚnico e que recebem outros benefícios do governo, a fim de qualificar com dois ou três cursos — explicou.
De acordo com Matta, o projeto visa tirar os trabalhadores da faixa de miserabilidade e garantir um emprego que proporcione renda para sustentar sua família. Ele ainda detalha que há cerca de 15 mil postos de trabalho não preenchidos por falta de qualificação.
Fonte: Extra