Política

Bolsonaro visita Norte do RJ para evento de lançamento da pedra fundamental da termelétrica GNA II em São João da Barra

O presidente Jair Bolsonaro visita a região Norte do estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (31). A agenda do presidente prevê a participação no lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra.

Bolsonaro chegou ao aeroporto de Campos dos Goytacazes por volta das 12h40. Ele e parte da comitiva estavam sem máscara. O presidente cumprimentou apoiadores, que se aglomeraram na entrada do aeroporto. A maioria das pessoas estava sem máscara de proteção, que é de uso obrigatório na cidade.

De lá, o presidente seguiu para a cidade vizinha, São João da Barra, acompanhado de lideranças políticas da região. Ele chegou na cidade às 13h32. O governador Cláudio Castro também participa da solenidade.

Presidente Jair Bolsonaro, governador do RJ Cláudio Castro e autoridades do Norte Fluminense no evento de lançamento da pedra fundamental da termelétrica GNA II — Foto: Camila Lopes/Inter TV

De acordo com o Governo Federal, a usina será a maior e mais eficiente usina a gás natural do país, que vai gerar energia suficiente para abastecer 8 milhões de residências. Também estão previstas para serem anunciadas melhorias no acesso rodoviário ao Açu e a construção de uma ferrovia privada, que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional, possibilitando a criação de uma nova rota para a exportação da produção agrícola do país e o escoamento de gás natural para o interior.

Serão investidos cerca de R$ 6 bilhões nos três empreendimentos que, juntos, devem gerar mais de 70 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos.

A previsão é de que a construção gere cerca de 5 mil postos de trabalho e a GNA II inicie a operação comercial em 2023.

De acordo com o Palácio do Planalto, a agenda do presidente prevê que ele deixe o Norte Fluminense entre 15h30 e 17h25 e volte para Brasília.

Antes da chegada de Bolsonaro, houve tensão entre apoiadores e pessoas contrárias ao presidente na manhã desta segunda-feira no aeroporto de Campos dos Goytacazes. Havia pessoas dos dois grupos sem máscaras de proteção contra Covid-19. Policiais militares contiveram a tensão.

Quando o presidente chegou, um homem tentou atingi-lo com um ovo, mas não conseguiu. Policiais o detiveram e um dos agentes apoiou o joelho no pescoço do homem, que estava no chão. O manifestante foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *