Esporte

Bap celebra maior patrocínio do futebol brasileiro: ‘Flamengo quer ser o Real Madrid…’

Horas depois do Conselho Deliberativo do Flamengo aprovar, na noite da última terça-feira, a Betano como novo patrocinador master rubro-negro, o presidente Bap falou publicamente pela primeira vez sobre o assunto na manhã desta quarta e apresentou como ficou a camisa com a nova marca. Em entrevista ao canal oficial do clube no YouTube, ele comemorou o maior contrato de patrocínio do futebol brasileiro, de R$ 895 milhões até o fim de 2028, e mirou o Real Madrid:

– Tem que ter muita admiração pelo Real Madrid. Num mundo das SAFs, o Real não é SAF, é um clube como o Flamengo. Não tem dono, como o Flamengo não tem. E temos que reconhecer que é o clube mais vencedor da história do futebol mundial. Em quem mais poderíamos nos espelhar? A gente quer ser o Real Madrid das Américas. Não é soberba, isso é um elogio implícito ao que o Real conseguiu construir. Eles vivem uma realidade comercial e financeira diferente, mas o Flamengo está dando seus passos no Brasil, na região em que estamos inseridos. E as coisas mudam no mundo. Quem sabe daqui a 10 anos onde nós estaremos? Sonhar grande e pequeno custa a mesma coisa, vamos mirar na lua porque se errarmos estaremos nas estrelas (risos).

Com os valores variáveis, o contrato pode atingir R$ 280 milhões. Uma das cláusulas envolve o clube converter 200 mil torcedores para a plataforma e vender mais de 1 milhão de camisas.

— Foi um processo de conhecimento recíproco. Fomos educados sobre o papel da Betano nesse mundo, onde eles atuam num segmento que tem crescido de maneira significativa, mas que traz desafios à comunidade, e a Betano tem uma preocupação importante. E do lado do Flamengo, que é muito mais que um clube de futebol: tem remo, basquete, vôlei, judô, natação, esportes artísticos… Conhecendo um ao outro, podemos traçar uma estratégia global para, quem sabe, nessa conta 1 + 1 possa dar 3. Oxalá seja uma parceria duradoura — disse o presidente, que deu a entrevista no estúdio da FlamengoTV dentro do Maracanã e completou:

— Patrocínio é botar a marca na camisa, essa é entrega que você tem. Parceria vai além, podemos ajudar a Betano no processo dela. Os rubro-negros que entrarem na Betano por intermédio do Flamengo vão estar contribuindo com o clube; quando vendemos camisas com a marca Betano, o Flamengo vai estar ganhando alguma coisa… Vamos trabalhar para além da fronteira futebol. (…) Um contrato dessa magnitude não era decidido apenas por aqui, foi muita gente trabalhando duro e com muito entusiasmo por essa parceria. Temos muito o que construir dentro e fora das quatro linhas.

— Temos o desafio grande do calendário, conseguir ajustar o calendário das equipes, mas está no contrato que ambas as partes envidariam os melhores esforços para isso acontecer. Temos equipes históricas como o próprio River e grandes clubes da Europa. Seria espetacular tanto eles virem ao Maracanã ou o Flamengo ir até eles. Nesses três anos de parceria, certamente teremos tempo para isso.

A marca ainda não estará estampada na camisa contra o Internacional nesta quarta-feira no Beira-Rio, pela Libertadores, por falta de tempo hábil pra colocar. A estreia será no domingo do dia 31 de agosto, no jogo Flamengo x Grêmio no Maracanã, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.

A marca estampará a posição máster das camisas oficiais de jogo e treino de futebol masculino, feminino e basquete. Além da exposição nos uniformes de viagem dos atletas do Time Flamengo e na parte inferior das costas da equipe de vôlei feminino. Também estará nas placas de publicidade do Maracanã.

Fonte: GE