Bailarina do Theatro Municipal do Rio é atração do 1º Festival Nacional de Dança de SJB
A primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, será a grande atração do I Festival Nacional de Dança de São João da Barra, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hotel Sesc Grussaí.
A premiada profissional estava em Madri semana passada acompanhando a comitiva da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa no projeto de internacionalização da cultura fluminense. No Festival, ela vai ministrar o workshop “Balé clássico – intermediário e avançado”, no domingo (24), às 10h, com vagas limitadas e prioritárias para os inscritos. Após a aula haverá um bate-papo com as participantes.
O encerramento do Festival, no domingo, às 20h, contará com a apresentação da bailarina ao lado de Edifranc Alves, primeiro solista do Municipal, do suíte de balé Pas de Deux de Scheherazade, coreografia de Mikhail Fokine.
Cabe ressaltar que Claudia já foi eleita a melhor bailarina da América Latina e ministra regularmente workshops no Uruguai, Portugal, Alemanha, além de ser formada em “Excelência da Técnica Cubana” pelo renomado professor cubano Fernando Alonso.
O Festival conta com a parceria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Sesc-RJ. A vinda da bailarina contou com o apoio direto da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de São João da Barra.
Outras atrações – O Festival contará com diversas atrações. No dia da abertura, às 21h, haverá a apresentação do espetáculo “Tekoha – onde nasce a felicidade” da quadrilha temática Sonho, Amor e Fantasia. Além disso, haverá quatro workshops com nomes renomados da dança no cenário nacional e internacional. As vagas são limitadas com prioridade para os inscritos no Festival e a ordem de chegada.
O workshop “Dança do Ventre” acontece no sábado, às 10h, ministrado por Eliza Fari. Neste mesmo dia, às 11h, acontecem paralelamente o workshop “Variação de Repertório” com o bailarino Carlos Cabral e “Danças Urbanas” com Michell Baes. Já no domingo, às 11h, o bailarino Anderson Dionísio ministra o workshop “Dança Contemporânea”.
Confira a programação completa
Dia 21 (quinta-feira)
13h – Credenciamento
15h às 17h – Marcação de palco (coreografias infantis)
18h – Abertura Oficial
19h – Apresentações Categoria Infantil
21h – Apresentação do Espetáculo Tekoha: onde nasce a felicidade (Quadrilha temática do Grupo Sonho, Amor e Fantasia)
Dia 22 (sexta-feira)
11h – Credenciamento
14h às 17h – Marcação de palco (coreografias do dia)
18h – Apresentações – Dança de Salão e Dança do Ventre
Dia 23 (sábado)
10h – Workshop Dança do Ventre, com Eliza Fari
11h – Workshop Danças Urbanas, com Michell Baes
11h – Workshop Variação de Repertório, com Carlos Cabral
14h às 16h – Marcação de palco (coreografias do dia)
18h – Apresentações – Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico e Dança Contemporânea
Dia 24 (domingo)
10h – Workshop Balé Clássico, com Claudia Mota – Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
11h – Workshop Dança Contemporânea, com Anderson Dionísio
13h às 15h – Marcação de palco (coreografias do dia)
16h – Apresentações – Danças Urbanas e Jazz
19h – Premiação
20h – Apresentação de Encerramento
Suíte de Balé
Pas de deux de Scheherazade, com Claudia Mota – Primeira bailarina do Theatro Municipal do RJ & Edifranc Alves – primeiro solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Entrada – O Hotel Sesc Grussaí está sendo preparado para receber o Festival. O acesso ao evento ocorrerá pelo portão lateral ao da entrada principal. A instituição disponibilizou descontos para hospedagem dos inscritos e seus acompanhantes. O público que quiser assistir deverá trocar o ingresso com antecedência com 1kg de alimento não perecível a partir do primeiro dia do evento, mas é possível chegar com uma hora de antecedência para ter acesso ao Festival correndo o risco de lotação máxima.
Fonte: Secom