CidadesDestaque

Ave com suspeita de gripe aviária é encontrada no Porto do Açu

O Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro recuperou hoje, no Porto do Açu, São João da Barra, uma ave suspeita de estar infectada com o vírus da Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária. A espécie em questão é o trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus). Não foi divulgado se a ave estava viva ou morta, tampouco onde exatamente ela foi encontrada dentro do complexo portuário.

As equipes do Núcleo coletaram amostras da ave, que serão enviadas para Niterói. Posteriormente, as amostras serão enviadas ao laboratório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em São Paulo para análise.

Desde o dia 18 deste mês, o Estado do Rio de Janeiro declarou estado de emergência zoossanitária devido à presença do vírus da Influenza Aviária. A decisão segue a recomendação da Portaria nº 587 do Ministério da Agricultura e Pecuária. Embora a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) tenha assegurado que a doença está sob controle, com 16 casos registrados em aves silvestres migratórias em nove municípios.

Segundo o Porto do Açu, a ave foi recolhida e encaminhada para análise, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA).

*Com informações da Folha da Manhã