Árbitro é vítima de racismo durante partida de futebol amador em Campos
No último sábado, durante um jogo de futebol amador entre Liverpool e Tocos, realizado às 15h30 no Campo São José, em Goitacazes/Campos, pela Copa Ouro 2023, o árbitro Luciano Justo enfrentou uma situação de racismo. Na manhã desta segunda-feira (25), ele registrou um boletim de ocorrência na 134ª Delegacia Policial do Centro de Campos.
Segundo Luciano, após marcar um pênalti para o time do Tocos, um torcedor identificado como Paulo André proferiu ofensas racistas, chamando-o de “negro” e “macaco”. O árbitro permitiu a cobrança do pênalti e, em seguida, encerrou o jogo para se dirigir ao DPO de Goitacazes. No entanto, a polícia não pôde comparecer ao local devido à viatura já estar em outra ocorrência.
Os jogadores de ambos os times demonstraram solidariedade ao árbitro após tomar conhecimento do incidente.
A Coordenação Geral da Copa Ouro 2023 emitiu uma nota repudiando veementemente o ato de racismo e anunciou as seguintes punições de acordo com o regulamento da competição: o Liverpool foi declarado perdedor por 3×0 e recebeu a penalidade de perder um mando de campo. A nota enfatizou que tais atitudes não serão toleradas no futebol amador da cidade e informou que o árbitro da partida, Luciano Justo, apresentou um boletim de ocorrência contra o torcedor envolvido na 134ª DP.