Apagão no WhatsApp: erro no sistema faz desaparecer diversos grupos do aplicativo
O WhatsApp, aplicativo de mensagens fenômeno mundial, sofreu nesta terça-feira (3/10) um ataque de hackers (invasores de computadores) que fez desaparecer diversos grupos de conversas. O problema vem sendo relatado por usuários da China, Estados Unidos, países da Europa e também no Brasil.
O estudante de Direito Renato Gomes, usuário do Twitter e morador de Santo Antônio da Parnaíba, interior do Ceará, disse que um grupo de conversas de amigos do Ensino Fundamental desapareceu de uma hora para outra.
“Era o único contato que eu tinha com amigos de décadas, e alguns eu não tinha o celular salvo. Já procurei em várias conversas antigas, mas tudo simplesmente sumiu!”, descreveu.
O aposentado José Vargas, de São Paulo, capital, também relatou o desaparecimento de diversos grupos. Mas, no seu caso, não demonstrou tanto pesar.
“WhatsApp caiu? Que livramento! Confesso que tinha vergonha de sair de alguns grupos, mas agora me livrei de um monte de gente chata que só vive reclamando. A gente acaba se contaminando pelas aporrinhações da vida dos outros, e agora me sinto até mais leve. Que benção, Jesus!”, disse, e completou: “Quem realmente me importa eu tenho o celular muito bem salvo”.
Segundo Marvio Fonseca, doutor em Ciências da Computação pela UFRJ, quem sofreu o ataque não deve tentar recuperar ou reacessar os grupos, sob o risco de terem seus dados roubados pelos criminosos.
“Este ataque é conhecido como digital deliverance, e ocorreu pela primeira vez no ano passado em Sardenha, na Itália. Foi um ataque em massa, mas localizado nessa cidade, onde dezenas de pessoas tiveram dados bancários, pessoais e conversas furtadas. Até um padre teve diálogos constrangedores revelados”, contou.
Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com o WhatsApp, mas até o momento não houve retorno.
Fonte: Folha de São Paulo