Cidades

Anvisa inaugura posto em Campos nesta sexta-feira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inaugura nesta sexta-feira (18/07), às 10h30, um novo posto, em Campos dos Goytacazes (RJ), no norte fluminense. A unidade vai atuar de forma integrada nos setores portuário e aeroportuário da região, facilitando o acesso de empresas desses setores a serviços considerados pré-requisitos para o comércio exterior.

A cerimônia de inauguração contará com a presença de representantes de grandes empresas do setor produtivo da região, além de representantes da Polícia Federal, da Marinha e da Receita Federal. Estarão presentes também a Superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Helen Barreto e o Secretário Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Paulo Roberto Hirano. Pela Anvisa participam Gabriela Vieira, Gerente-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e Marcelo Felga, Coordenador Regional de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Rio de Janeiro. 

O espaço vai funcionar no edifício da Inspetoria da Receita Federal (RFB) em Campos dos Goytacazes, na Avenida Rui Barbosa, 975, térreo, Centro, Campos dos Goytacazes (RJ).

Novo Posto

Dentre os serviços oferecidos está a emissão do Certificado Sanitário de Embarcações (CSE). Exigido internacionalmente pelo Regulamento Sanitário Internacional , o CSE é concedido às embarcações após inspeção sanitária das condições de saúde a bordo, atestando que a embarcação não representa riscos de saúde às fronteiras de outros países ou quando necessário, atestando a aplicação de medidas sanitárias para controle de eventuais riscos identificados. 

O novo posto terá sob sua jurisdição diversos terminais portuários da região, incluindo o Complexo Portuário do Açu e o Porto de Macaé/Imbetiba. A unidade também atuará nos aeroportos de Campos, Macaé e Cabo Frio.  

Localizadas na foz do rio Paraíba do Sul e banhadas pelo Atlântico, Campos dos Goytacazes e São João da Barra são relevantes na cadeia logística nacional, especialmente na produção de petróleo. Na região está localizado o maior complexo portuário privado da América Latina: o Porto do Açu, que abriga a maior base de apoio offshore do mundo e o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil além de responder por 30% da exportação de óleo do país.