Economia

Anatel autoriza 5G puro em São Francisco e outras três cidades fluminenses

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que as operadoras de telefonia poderão solicitar a ativação do 5G puro em mais 102 municípios brasileiros a partir do dia 31 de julho – entre eles São Francisco de Itabapoana e apenas mais três, todas do Noroeste Fluminense/Serrana: Cambuci, Macuco e São José de Ubá.

Com a medida, sobe para 1.712 o número de cidades aptas a receber o sinal 5G na faixa de 3,5 GHz. A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), que é comandado pela agência.

Isso não significa dizer, porém, que a conexão já estará liberada para usuários dessas cidades na data em questão. A ampliação anunciada pela Anatel possibilita que as empresas solicitem a instalação de estações de quinta geração nos municípios, o que depende do planejamento individual de cada prestadora. Claro, Tim e Vivo não são obrigadas a realizar a ampliação, mas é esperado que realizem o façam para aumentar sua área de cobertura.

O que é 5G puro

De acordo com a agência, a chegada do sinal atingirá 145 milhões de brasileiros, ou 69,3% da população nacional, segundo a Anatel. A previsão do Gaispi é de que mais cidades tenham a faixa liberada de forma antecipada, mas não há uma próxima data definida. Segundo o cronograma inicial, o 5G estará disponível em todas as cidades do país até 2029.

A expansão do sinal do 5G puro depende da liberação total da faixa 3,5 GHz, para que ela opere sem interferências. Atualmente, essa mesma faixa é utilizada por antenas parabólicas de banda C para transmissão de sinal de televisão aberta e gratuita. Para garantir que o sinal esteja limpo para o recebimento do 5G, o Governo Federal também está realizando a migração das residências para a parabólica de banda Ku, que opera em outra frequência e não gera interferência no sinal da Internet.

*Com informações da Anatel