Esporte

Americano Futebol Clube pode ser punido por suposta escalação irregular na Série A2 do Carioca

O Americano Futebol Clube pode sofrer uma dura punição na Série A2 do Campeonato Carioca. O clube de Campos será julgado nesta quinta-feira (3), às 14h, pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD/RJ), por conta de uma suposta escalação irregular do goleiro Carlos Vinicius Pinto, relacionado para a partida contra o Bangu, válida pela sétima rodada da competição, disputada no último dia 14 de junho.

A denúncia foi feita pela equipe da Cabofriense, que alega que o atleta foi inscrito após o prazo estipulado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), encerrado em 6 de junho. No site da federação, consta que o registro de Carlos Vinicius foi realizado somente no dia 12, o que, em tese, o tornaria inelegível para a partida.

Por outro lado, o Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) aponta que o jogador foi registrado exatamente no dia 6 de junho (dentro do prazo regulamentar), o que o deixaria apto a integrar o elenco.

Mesmo sem ter entrado em campo, Carlos Vinicius esteve no banco de reservas contra o Bangu, o que, segundo o regulamento da competição, já configura participação na partida. Caso o TJD entenda que houve irregularidade, o Americano pode ser punido com a perda de até quatro pontos.

Atualmente na 3ª colocação da tabela, com 13 pontos, o “Glorioso” de Campos corre o risco de despencar para 9 pontos, o que o tiraria do G-4 e o colocaria próximo da zona de rebaixamento, mudando completamente o cenário da equipe na competição.

O julgamento promete ser decisivo para as pretensões do Americano na Série A2, que até o momento vinha brigando por uma vaga nas semifinais, mas pode se ver, de uma hora para outra, lutando contra a queda.