Entretenimento

Bolo e parabéns marcam aniversário de 154 anos da Lira de Apolo

A Sociedade Musical Lira de Apolo completou, neste domingo (19), 154 anos de sua fundação, com comemoração em sua sede, na Praça do Santíssimo Salvador. Músicos e comunidade participaram do “Parabéns”, seguido do tradicional bolo. A programação festiva prossegue nesta segunda-feira (20), às 18h e, na terça (21), às 15h, também na sede da banda. As ações foram contempladas no edital estadual “Pra Ver a Banda Passar RJ”, da Lei Paulo Gustavo.

“Somos frutos da resistência, lutando para que a Lira de Apolo siga trilhando o caminho iniciado em 19 de maio de 1870. Hoje, com imensa alegria, recebemos a comunidade no segundo pavimento de nossa sede, destruído no incêndio de 1990, sendo novamente acessível em 2018, depois de longo período de reformas. Comemoramos os 154 anos da entidade, na certeza de que estamos cumprindo o dever de honrar todas as gerações de músicos que por aqui passaram”, disse o presidente da banda, maestro Ricardo de Azevedo.

ESPETÁCULOS PARA A COMUNIDADE – Nesta segunda-feira, às 18h, acontecerá a “Roda Aberta de Choro”, na calçada da Lira. E, na terça, às 15h, será apresentada a Retreta de Encerramento das comemorações, com o repertório completo da banda.

OFICINAS – O músico Antônio Rocha conduzirá oficinas gratuitas, abertas ao público, na sede da banda. Na segunda-feira, 10h, acontecerá a Oficina de Música de Banda e, às 15h, a Oficina de Choro. Na terça-feira, às 10h, haverá nova edição da Oficina de Música de Banda.

Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo, apresentam: “Comemoração ao 154º ano da Sociedade Lira de Apolo”.   

LIRA DE APOLO 154 ANOS – PROGRAMAÇÃO

20/05 (SEGUNDA-FEIRA)    

10h – Oficina de música de banda, com Antônio Rocha

15h – Oficina de choro com Antônio Rocha

18h – Roda aberta de choro, na calçada da Lira de Apolo

21/05 (TERÇA-FEIRA)

10h – Oficina de música de banda, com Antônio Rocha

14h – Palestra sobre o restauro da sede, com Humberto das Chagas

15h – Retreta de encerramento