CidadesDestaque

Defesa Civil da região em alerta para chuvas, com prioridade para a serra de Macaé e Campos

A Defesa Civil convoca a população para ficar atenta à previsão de chuvas intensas para esta sexta-feira (22) e fim de semana, com prioridade de para a Região Serrana de Macaé e de Campos. Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense também estão alertando para o volume de chuvas acompanhada de raios (moderadas a muito fortes (acima de 50mm/h, com acumulado acima de 200mm/24h ) e rajadas de ventos moderados a fortes. Para prestar socorro em casos de emergências, o Corpo de Bombeiros anunciou reforço no efetivo. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira após o Rio entrar em alerta máximo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o volume previsto é superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos acima dos 100 km/h.

A previsão de temporais vem acompanhada da chegada de uma frente fria, que muda drasticamente o tempo, marcado pelo período de calor intenso e chuvas escassas. A temperatura também cai, deixando o final de semana nublado e chuvoso, com máximas que não devem ultrapassar os 28 graus.

As equipes da Defesa Civil realizam um trabalho de monitoramento 24h e, em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 99103-4275.

São João da Barra

Uma frente fria deverá atingir o estado do Rio de Janeiro de sexta-feira, 22, a domingo, 24. A previsão é de queda de temperatura, chuvas e ventos fortes em todas as regiões do estado. Em São João da Barra, a Defesa Civil se mantém em alerta.

– De acordo com a Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), os ventos podem atingir até 60 km por hora e o acumulado de chuva em um só dia chegar a 200 mm, que é considerado um número elevado – explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro.

A orientação aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar nesse período. Em caso de rajada de ventos, não procurar abrigo embaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).