Sistema de inteligência artificial transforma textos em filmes realistas. Veja exemplos
A OpenAI, criadora o ChatGPT, lançou um novo sistema de inteligência artificial capaz de criar vídeos realistas com base em instruções de texto dos usuários, tornando-se a mais recente empresa de IA a adotar a tecnologia de vídeo generativo.
O sistema de IA, chamado Sora, pode criar rapidamente vídeos de até um minuto de duração que representam “cenas complexas com vários personagens, tipos específicos de movimento e detalhes precisos do tema e do plano de fundo”, disse a empresa em um post no X da empresa nesta quinta-feira.
Veja abaixo um exemplo postado pela empresa no X. O comando para o Sora foi o de criar um vídeo mostrando a “bela e nevada cidade de Tóquio com ruas movimentadas, acompanhando várias pessoas aproveitando o clima de neve e fazendo compras. Lindas pétalas de sakura estão voando no ar juntamente com flocos de neve”. E o resultado foi esse abaixo:
A ferramenta foi inicialmente disponibilizada para “um número limitado de criadores”, escreveu Sam Altman, CEO da OpenAI, em um post no X. A empresa também está concedendo acesso a uma equipe de especialistas encarregada de avaliar a segurança do Sora antes de incorporá-lo aos produtos da empresa.
Em mais um experimento apresentado pela OpenAI hoje, o Sora produz um vídeo a partir de um comando para que reproduza “vários mamutes gigantes se aproximando em uma planície nevada, com seus longos pelos balançando levemente ao vento enquanto caminham entre árvores e montanhas cobertas de neve em meio à luz do meio da tarde com nuvens finas e um sol alto que cria um brilho quente. A visão baixa da câmera é impressionante, capturando o grande mamífero peludo com uma bela fotografia e profundidade de campo.”
Outro exemplo postado pela OpenAI no X mostra um vídeo tão realista quanto um filme cinematográfico a partir da seguinte instrução dada ao Sora: criar um “trailler de filme apresentando as aventuras de um astronauta de 30 anos usando um capacete de motocicleta tricotado em lã vermelha, sob um céu azul num deserto de sal, em estilo cinematográfico filmado em filme de 35mm, com cores vívidas”.
Veja a seguir como ficaram essas duas experiências. Em ambos os casos, chama a atenção o realismo das imagens, indicando que os vídeos são difíceis de serem diferenciados de filmagens convencionais.