Comissão do Senado aprova projeto que reclassifica Norte e Noroeste Fluminense como de clima semiárido
O projeto que reclassifica o clima do Norte e Noroeste Fluminense como semiárido foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (26). A proposta, que agora será apreciada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), visa a conseguir mais verbas para estimular o desenvolvimento econômico na região.
Pelo projeto, será criado o “Fundo de Desenvolvimento Econômico da Mesorregião Geográfica do Norte e Noroeste Fluminense”, a fim de impulsionar a atividade econômica em áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, turismo e indústria. Além disso, o fundo poderá oferecer apoio financeiro a startups e pequenos negócios, estimulando o emprego na região e melhorando a infraestrutura local.
O clima em Campos dos Goytacazes, de acordo com alguns estudos, pode ser considerado semiárido, caracterizado por períodos prolongados de seca e altas temperaturas. A reclassificação climática pode trazer benefícios significativos para a região, incluindo a expansão de empreendimentos e a criação de empregos.
O senador Romário, relator do projeto, também celebrou sua aprovação, destacando os benefícios para agricultores familiares nas cidades da região. Caso a lei seja promulgada, diversas cidades serão beneficiadas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida dos agricultores locais.
Confira a lista de cidades que serão beneficiadas em caso de promulgação da Lei:
Italva
Cardoso Moreira
Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Fidélis
São Francisco de Itabapoana
Porciúncula
Natividade
Laje do Muriaé
Itaperuna
Bom Jesus do Itabapoana
Varre-Sai
São José de Ubá
Miracema
Itaocara
Cambuci
Aperibé
Santo Antônio de Pádua
Carapebus
Conceição do Macabu
Macaé
Quissamã