Esporte

Flamengo é campeão do Brasileiro Sub-20 com sobrevivente da tragédia no Ninho como herói

O Flamengo sagrou-se bicampeão brasileiro sub-20 nesta quinta-feira, em Volta Redonda, com vitória nos pênaltis sobre o Palmeiras após empate por 0 a 0 no tempo normal. Um dos heróis da conquista foi o goleiro Dyogo Alves, um dos sobreviventes da tragédia que matou 10 crianças no Ninho do Urubu em 8 de fevereiro de 2019. Dyogo pegou uma cobrança com o pé direito.

Em entrevista após o triunfo sobre o Palmeiras, o goleiro citou as vítimas do incêndio e revelou o desejo de marcar o nome na história do Flamengo.

– (A conquista) Me faz pensar por eles, porque todos eles queriam estar aqui e ter uma oportunidade dessa. Sei que eles estão num lugar melhor que a gente, não tenho dúvida disso. Deus não quis me levar naquela hora, queria me deixar para eu fazer história ou com a camisa do Mengão ou por outro clube.

Dyogo também lembrou que dificilmente seria titular caso Kauã Santos não tivesse sido vendido para o Eintracht Frankfurt, da Alemanha.

– Estou sentindo algo inexplicável. Aconteceram várias coisas, e ninguém tira o propósito de Deus. Trabalhei muito, sabia que a oportunidade ia chegar. Kauã ia jogar a final e foi vendido. Dedico esse título a ele e à minha família em Fortaleza. Abraço para minhas irmãs e meus pais. Muito bom ganhar. Querendo ou não, acabei ajudando nos pênaltis.

Petterson chora e cita possibilidade de transferência

Um dos jogadores mais emocionados foi o atacante Petterson, que desabou no campo após a vitória e iniciou entrevista chorando bastante. Autor do título brasileiro sub-17 em 2021, Pet citou que esteve próximo de deixar o Flamengo. O Barcelona chegou a um acordo com o Rubro-Negro para contratá-lo, mas uma punição aos catalães por conta do Fair Play financeiro melou a negociação.

– Passa muita coisa, desculpe aí se eu chorar. Já passei por muitos momentos difíceis, ganhei muitos títulos no Flamengo. Nesse mês mesmo eu ia embora, mas acabou acontecendo um imprevisto lá fora. Dou tudo por essa camisa, amo o Flamengo e amo o futebol. Estou muito feliz com a grande atuação da equipe, e é sempre bom conquistar títulos com essa camisa. Esse título vai para essa torcida linda.

Perguntado sobre eventuais oportunidades com Jorge Sampaoli, falou em se dedicar em dobro para conseguir jogar no profissional.

– Com certeza. Todo mundo, não só eu, continua trabalhando para ganhar uma oportunidade lá em cima. Trabalhar bastante para agarrar a oportunidade quando ela chegar.

“Susto de Lorran”

O técnico Mário Jorge elogiou a torcida que foi a Volta Redonda, citou que o Flamengo poderia ter definido a partida no tempo normal e brincou com o pênalti perdido por Lorran. Principal joia da base, o camisa 10 isolou sua cobrança.

– Aqui é muito especial. A atmosfera é muito boa. Sempre temos o apoio forte da torcida. Hoje, tinha que ser dessa forma. O jogo foi muito difícil, todos tiveram oportunidade mas não conseguiram matar o jogo. Nós conseguimos converter as nossas cobranças, o Lorran deu um susto ali, mas conseguimos ser mais frios.

O treinador, que teve três oportunidades no profissional na atual temporada, não escondeu que o desejo é conseguir se firmar na categoria principal nos próximos anos.

– A gente trabalha para isso. Estou no futebol desde 1996. Comecei no sub-13 e hoje estou no sub-20. E não quero sair do sub-20 por agora. Mas claro que o sonho de todos é chegar ao profissional.

Fonte: ge