Entretenimento

Influenciadora com 1,5 milhão de seguidores é presa por maus-tratos a filho

Uma influenciadora com 1,5 milhão de seguidores foi presa por maus-tratos ao filho de 11 anos durante uma operação da Polícia Civil em Vila Velha, na Grande Vitória.

A prisão aconteceu depois que os policiais encontraram a criança em situação insalubre enquanto cumpriam um mandado de busca e apreensão por outro crime: um esquema de golpe por meio de um site de vendas de tênis.

O irmão da influenciadora, que também era alvo da mesma operação, foi preso no local. Segundo a polícia, ele morava com a irmã e a criança em um apartamento na Praia da Costa, bairro nobre da cidade, onde os mandados foram cumpridos. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar.

Os nomes dos envolvidos não estão sendo divulgados para preservar a identidade da criança, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

Operação “Dois Irmãos”

A influenciadora e o irmão são investigados por aplicar golpes em consumidores por meio de um site que vendia tênis de marcas conhecidas.

Segundo a Polícia Civil, os produtos eram anunciados e pagos pelos clientes, mas nunca chegavam a ser entregues. A suspeita é de que o esquema tenha feito dezenas de vítimas, inclusive fora do Espírito Santo.

O pedido de cumprimento de mandados de busca e apreensão foi feito no Rio de Janeiro e teve o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo e do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES).

O delegado Eduardo Passamani, responsável pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), explicou que inicialmente, os dois não seriam presos.

“A juíza não decretou a prisão, só a colocação de tornozeleira. Mas quando chegamos para cumprir o mandado de busca e apreensão e apreender o material relacionado à propaganda, identificamos que o local é insalubre, cheio de fezes de animal, na cozinha, no banheiro. Não tinha lugar pra dormir, com resto de comida estragada espalhada pelo quarto, na cama, na sala”, disse o delegado.

Conselho Tutelar atestou as condições

Diante da situação, os policiais acionaram o Conselho Tutelar, que foi até o local e decidiu pelo acolhimento da criança. A mulher foi presa em flagrante por maus-tratos, e o irmão dela, além de ser investigado pelo golpe, também foi detido por envolvimento na situação da criança.

“A lei dos maus-tratos mudou na sexta passada, aumentando a pena. Se eles tivessem sido encontrados semana passada, seriam apenas conduzidos e responderia um termo circunstanciado. Com a nova lei, foram presos em flagrante e encaminhados para o presídio”, completou o delegado Passamani.

Investigações continuam

Durante as buscas, foram apreendidos computadores, notebooks, celulares, documentos e um veículo, que passarão por perícia.

As vendas fraudulentas eram feitas através do site equipetenis.com, que continua ativo. Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, os tênis são caros e há muitos elementos que enganam o consumidor.

“Os valores são altos, é um público que têm um poder aquisitivo. A gente está falando de tênis de R$ 1.500. Não é em conta, mas a gente percebeu uma propaganda muito forte nas redes sociais. Eles têm mais de um perfil e a gente consegue identificar algumas falhas, como comentários ocultos que poderiam ser de reclamações”, explicou.

A orientação é de que os consumidores façam as denúncias para ter o ressarcimento dos valores. “Os consumidores que tiverem sido enganados podem procurar a polícia. Foi decretado o bloqueio de bens e o consumidor que procurar pode se habilitar dentro do processo criminal para ser ressarcido”, finalizou o delegado Passamani.

Fonte: G1 ES